quarta-feira, 25 de abril de 2012

Avaliação da Semana da Diversidade Etnicorracional no Raul

Na JEIF do dia 23/04 os professores realizaram a avaliação da Semana Etnicorracial. A semana contou com diferentes atividades e a participação de professores do ciclo I e II. Durante a JEIF do dia 16/04 os professores organizaram uma exposição na sala de encontros com objetos trazidos pelos docentes. Essa exposição permaneceu disponível durante toda a semana para a visitação das turmas.
As fotos de algumas ações estarão disponíveis em breve no blog do Raul (http://emefrleoni.blogspot.com.br).

Abaixo temos alguns comentários dos docentes:

"As atividades desenvolvidas foram produtivas, onde os alunos tiveram oportunidade de entrar em contato com a cultura indígena e sua influência em nosso cotidiano, levando-os a refletirem sobre a realidade atual dos indígenas brasileiros. Foi muito importante a pesquisa coletiva feita pelo grupo de JEIF, estabelecendo temas e atividades a serem desenvolvidas
A exposição contribuiu para que os alunos tivessem acesso a objetos concretos (utensílios diversos). A troca de experiências foi muito válida, resultando em uma atividade significativa"


"Os alunos do 3º ano ficaram admirados, contentes e participaram das atividades propostas. Admirados porque a sala de exposição foi uma novidade para eles. Alguns trabalhos expostos, eles não sabiam que pertenciam  aos índios. Foi uma semana gostosa e divertida, com muita aprendizagem"


"Semana produtiva, despertou o interesse das crianças, porém período de trabalho curto"


"Os alunos do 4º ano A participaram de todas as atividades propostas, com muito empenho e responsabilidade. Foi gratificante o resultado final da Semana Etnicorracial desenvolvida pela classe. Foi feita a exposição de todos os trabalhos dos alunos, juntamente com a avaliação da sala, feitas pelos mesmos. A visita à sala de exposição e o vídeo passado na aula de Educação Física veio finalizar com sucesso o nosso trabalho"


"Os alunos compreenderam as causas da decadência da cultura indígena. O levantamento de informações sobre os índios e suas relações com a natureza foi bem aproveitada pelos alunos"


"Os alunos se surpreenderam com a carta escrita ao governador dos Estados Unidos, em 1848. Desde aquele tempo, os índios norte-americanos tinham total respeito pela natureza"


"Os alunos visitaram a exposição organizada pela escola (Índio), conheceram plantas medicinais, costumes, crenças. Houve reflexão e discussão sobre o papel do índio na sociedade"

Nenhum comentário:

Postar um comentário